Como utilizar o elemento Button no Android com Thunkable/app Inventors

   Dando continuidade a nossa sequencia de postagens dos elementos de interface do Thunkable, (o mesmo vale para o app inventors graças a sua similaridade). 
  Neste tutorial entenderemos a principal função do elemento "Button" , que ao receber um clique , executa uma função pré estabelecida, como exemplo pratico e fora da programação, podemos destacar um interruptor de luz, quando pressionamos ele, acende-se a lampada. Não percebemos mais aquele botão foi configurado fisicamente para esta função, em programação podemos destacar por exemplo o botão salvar, quando clicamos nele, o conteúdo e direcionado para um banco de dados ou variável.

   Vamos iniciar nossa aplicação e para isso vamos usar a plataforma de desenvolvimento online Thunkable, sem a necessidade de instalar qualquer programa no computador apenas um pequeno aplicativo no celular para emular a aplicação, e pode ser encontrado neste link app Thunkable.

  Acessaremos a plataforma de desenvolvimento para PC neste link LINK Thunkable . .


  (Se você não conhece a plataforma de desenvolvimento ou quer ver um tutorial bem básico de como usar o Thunkable acesse esse link "Tutorial básico thunkable" ).


  
Selecione a opção Android e faça login com o Google.




Clique em "create new app", e na janela que aparecer escreva Button e aperte OK.






Vai aparecer uma tela como essa, onde sera desenvolvida nossa aplicação.





  Agora vamos adicionar o itens da parte gráfica, começamos por adicionar um "Button", arraste uma vez para a Screen1, e "Label"  também uma vez.






     Vamos apagar o nome do elemento "Label1" , vá até a caixa "Text" apague o nome "Label1" , ela deve ficar vazia, pois recebera o texto enviado pelo botão.







  Pronto nossa parte gráfica já esta pronta, e partiremos agora para os blocos que é onde faremos com que o aplicativo funcione de fato.

 Clique em Blocks, e aparecera uma tela como esta abaixo.






   Selecione o elemento "Button1.Click" no menu lateral direito e arraste para dentro do editor como na imagem abaixo. Esse se refere ao botão que se encontra na interface gráfica do nosso app.






     Em 'Label ' arraste o elemento "Text To" e encaixe dentro de "Button1.Click" .







    Pra finalizar, em "Text", arraste  uma caixa de texto vazia, e renomeie para "O botão foi pressionado", como na ilustração abaixo.





 Agora encaixe no bloco "Label1".







                                                  No celular aparecerá desta forma.







 E quando clicado em Button1, aparecerá desta forma, exibindo o elemento "Label1".




 Ou seja quando clicamos no elemento Button a Label1 recebe dados de "Text", aquela caixa de texto que adicionamos a seguinte frase "O botão foi pressionado"

 É isso ai pessoal, um simples tutorial que nos mostra o funcionamento do elemento Button, agora usem a imaginação para criar uma infinidade de aplicações, e boa sorte.
 Duvidas deixem no comentário.


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