Como criar desenhos no lcd

  Neste tutorial vou mostra como criar uma carinha no lcd juntamente com arduino, neste exemplo usaremos um LCD 16×2 .  
  Vamos precisar de um programa que faz desenhos no LCD, basta clicar com o mouse nos quadradinhos pra formar o desenho, e o programa o converte para binário, e depois é só copiar o código para o Arduíno.

                               

  
 Se seu LCD já funciona com Arduíno, não precisa mexer em nada.

  Para este projeto precisaremos de;
 1x Arduino
 1x LCD 16x2
 jumpers 


                                               

                         Realize as conexões necessárias de acordo com a ilustração.
                        Se seu LCD já funciona com Arduíno, não precisa mexer em nada.






 Link pra baixar o programa. Baixar
                  

          Para criar uma figura basta selecionar os quadradinhos com o mouse, quando terminar apenas copie o código gerado ao lado direito, começando por byte até o final.




                                                EX; Olho
                                                                    byte newChar[8] = {  
                                                                                       B11111,
                                                                               B10001,
                                                                               B10101,
                                                                               B10101,  
                                                                               B10101,
                                                                               B10101,
                                                                               B10001,
                                                                               B11111
                                               };



                                                  EX; Boca
                                                               byte newChar[8] = {           
                                                                                          B00000,
                                                                                          B00000,
                                                                                          B00000,
                                                                                          B11111,            
                                                                                          B11111,
                                                                                          B11111,
                                                                                          B00000,
                                                                                          B00000
                                                       };

  Não se esqueça de renomear variável newChar para outro nome ex.  byte Olhor[8], para não haver erro por duplicidade.

 Após ter criado sua figura vamos a programação.

  Acompanhe os comentários dentro do código.






aqui
//inicio do código

 #include  <LiquidCrystal.h> //Biblioteca LCD

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2); //inicialização dos pinos de conexão



//  Aqui entra o código criado no programa



byte olho[8] = { 



  B11111,



  B10001,



  B10101,          //Olho



  B10101,



  B10101,



  B10101,



  B10001,



  B11111



};





byte boca[8] = {



  B00000,



  B00000,



  B00000,



  B11111,            //Boca



  B11111,



  B11111,



  B00000,



  B00000



};





void setup()



{



  lcd.begin (16,2); //Inicia LCD



lcd.createChar (0, olho); //Cria o objeto olho

lcd.createChar (1, olho);

lcd.createChar (2, boca); //Cria o objeto boca

lcd.clear();  //Limpa o LCD



}



void loop()



{

//olho direito

   lcd.setCursor(3, 0);  //Imprime o olho na posição 3 linha 0 do LCD

   lcd.write((byte)0);   //Objeto olho



//Olho Esquerdo

   lcd.setCursor(12, 0); //Imprime o olho na posição 12 linha 0 do LCD



    lcd.write((byte)1);   //Objeto olho



    //boca



    lcd.setCursor(5, 1); //Imprime parte da boca na posição 5 linha 1 do LCD

    lcd.write((byte)2);  //Objeto boca



     lcd.setCursor(6, 1); //Imprime parte da boca na posição 6 linha 1 do LCD

    lcd.write((byte)2);  //Objeto boca

    

     lcd.setCursor(7, 1); //Imprime parte da boca na posição 7 linha 1 do LCD

    lcd.write((byte)2);   //Objeto boca

    

     lcd.setCursor(8, 1); //Imprime parte da boca na posição 8 linha 1 do LCD

    lcd.write((byte)2);   //Objeto boca

    

     lcd.setCursor(9, 1);  //Imprime parte da boca na posição 9 linha 1 do LCD

     lcd.write((byte)2);   //Objeto boca



}



                                    //Fim do codigo





          

                                                     Compile e carregue.

                                             O resultado deve ficar igual a esse .





 Duvidas deixem no comentário.

                       

  

2 comentários: