Como fazer um aplicativo acelerômetro para andróid




  Antes de iniciarmos o tutorial, vamos entender como funciona o acelerômetro.

  A maioria do celulares Smartphones possuem um acelerômetro, e sua função e de medir forças em três direções, por meio de três eixos, geralmente atribuído por três letras, sendo elas; X, Y e Z . 
  A grosso modo podemos dizer que um acelerômetro mede a força, por exemplo uma aceleração ou redução de velocidade, podendo também ser usado como nível, já que no aplicativo sera registrado os graus de inclinação.




 
 Com o aplicativo poderemos detectar movimento no telefone e saber se ele esta indo para frente, para traz , para a esquerda ou direita.

Lembrando que este aplicativo é só para entender o acelerômetro, portanto só será possível ler os dados do sensor.

 Sem mais delongas, vamos começar a desenvolver o aplicativo, para isso vamos usar a plataforma de desenvolvimento online Thunkable, sem a necessidade de instalar qualquer programa no computador apenas um pequeno aplicativo no celular para emular a aplicação e pode ser encontrado neste link app Thunkable..
 (Se você não conhece a plataforma de desenvolvimento ou quer ver um tutorial bem basico de como usar o Thunkable acesse esse link "Tutorial básico thunkable" ).
  
Primeiramente vamos acessar a plataforma neste link LINK Thunkable . .

Selecione a opção Android e faça login com o Google.


Clique em "create new app", e na janela que aparecer escreva Acelerometro e aperte OK.

Vai aparecer uma tela como essa , onde sera desenvolvida nossa aplicação.


 Agora vamos adicionar o itens da parte gráfica, começamos por adicionar quatro "Labels", clique user interface no lado esquerdo, localize Label e araste quatro vezes para a Screen1,  "CheckBox" uma vez e "Spinner" também uma vez, por fim adicione "accelerometer" em Sensors.



Proto agora renomeie os elementos, e será por esses nomes que vamos encontrá-los dentro do blocks, não será o nome que aparecera na tela, este e apenas uma especie de link  .


Agora sim vamos dar um nome que vai aparecer na tela, receberão os seguintes nomes ; Lbstatus = Status, Ligado = Ligado, LbX= X, LbY = Y e LbZ = Z.



     Pronto a parte gráfica já esta pronta agora vamos abrir o Blocks.

             E o primeiro bloco que vamos adiciona será o Acceleration Changed (
Aceleração alterada), ou seja no momento em que o telefone sair da inercia, o bloco vai atuar.
 Na sequencia , adicionamos as Labels que irão receber os valores do acelerômetro.


 Em Text, adicionamos o bloco  Join (Junte-se).

Em Text adicionamos o bloco de texto vazio

 E renomeamos para Aceleração X, Aceleração Y e Aceleração Z , unindo a Join.





Em seguida acrescentamos as variáveis, como mostrado na figura abaixo.


 Agora vamos construir o bloco CheckBox ,  encontre o bloco com o nome "ligado".


Em control adicionamos o bloco If Then e adicionamos uma else como na figura.

 Agora adicionamos os itens restante do bloco, verifique nos comentários dos blocos onde encontra-los.



 Pronto seu aplicativo já esta pronto e na emulação do celular deve aparecer desta forma.






E se tiver duvidas de como emular ou baixar a aplicação, acesse o link Thunkable básico.







Nenhum comentário:

Postar um comentário