Antes de iniciarmos o tutorial, vamos entender como funciona o acelerômetro.
A maioria do celulares Smartphones possuem um acelerômetro, e sua função e de medir forças em três direções, por meio de três eixos, geralmente atribuído por três letras, sendo elas; X, Y e Z .
A grosso modo podemos dizer que um acelerômetro mede a força, por exemplo uma aceleração ou redução de velocidade, podendo também ser usado como nível, já que no aplicativo sera registrado os graus de inclinação.
Com o aplicativo poderemos detectar movimento no telefone e saber se ele esta indo para frente, para traz , para a esquerda ou direita.
Lembrando que este aplicativo é só para entender o acelerômetro, portanto só será possível ler os dados do sensor.
Sem mais delongas, vamos começar a desenvolver o aplicativo, para isso vamos usar a plataforma de desenvolvimento online Thunkable, sem a necessidade de instalar qualquer programa no computador apenas um pequeno aplicativo no celular para emular a aplicação e pode ser encontrado neste link app Thunkable..
(Se você não conhece a plataforma de desenvolvimento ou quer ver um tutorial bem basico de como usar o Thunkable acesse esse link "Tutorial básico thunkable" ).
Primeiramente vamos acessar a plataforma neste link LINK Thunkable . .
Selecione a opção Android e faça login com o Google.
Clique em "create new app", e na janela que aparecer escreva Acelerometro e aperte OK.
Vai aparecer uma tela como essa , onde sera desenvolvida nossa aplicação.
Agora vamos adicionar o itens da parte gráfica, começamos por adicionar quatro "Labels", clique user interface no lado esquerdo, localize Label e araste quatro vezes para a Screen1, "CheckBox" uma vez e "Spinner" também uma vez, por fim adicione "accelerometer" em Sensors.
Proto agora renomeie os elementos, e será por esses nomes que vamos encontrá-los dentro do blocks, não será o nome que aparecera na tela, este e apenas uma especie de link .
Agora sim vamos dar um nome que vai aparecer na tela, receberão os seguintes nomes ; Lbstatus = Status, Ligado = Ligado, LbX= X, LbY = Y e LbZ = Z.
Pronto a parte gráfica já esta pronta agora vamos abrir o Blocks.
E o primeiro bloco que vamos adiciona será o Acceleration Changed (
Aceleração alterada), ou seja no momento em que o telefone sair da inercia, o bloco vai atuar.
Na sequencia , adicionamos as Labels que irão receber os valores do acelerômetro.
Em Text, adicionamos o bloco Join (Junte-se).
Em Text adicionamos o bloco de texto vazio
E renomeamos para Aceleração X, Aceleração Y e Aceleração Z , unindo a Join.
Em seguida acrescentamos as variáveis, como mostrado na figura abaixo.
Agora vamos construir o bloco CheckBox , encontre o bloco com o nome "ligado".
Em control adicionamos o bloco If Then e adicionamos uma else como na figura.
Agora adicionamos os itens restante do bloco, verifique nos comentários dos blocos onde encontra-los.
Pronto seu aplicativo já esta pronto e na emulação do celular deve aparecer desta forma.
E se tiver duvidas de como emular ou baixar a aplicação, acesse o link Thunkable básico.
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