Como usar o spinner no thunkable para android



 O spinner é um elemento que nos permite adicionar um menu, só que com o espaço de uma unica palavra , um toque no spinner nos permite escolher um item dentro de uma seleção de opções, permitindo que o aplicativo fique menor e mais limpo.
     



   (Se você não conhece a plataforma de desenvolvimento ou quer ver um tutorial bem básico de como usar o Thunkable acesse esse link "Tutorial básico thunkable" ).


  Vamos começar a desenvolver o aplicativo, para isso vamos usar a plataforma de desenvolvimento online Thunkable, sem a necessidade de instalar qualquer programa no computador apenas um pequeno aplicativo no celular para emular a aplicação e pode ser encontrado neste link app Thunkable.

  Acessaremos a plataforma de desenvolvimento neste link LINK Thunkable . .

                       Selecione a opção Android e faça login com o Google.


Clique em "create new app", e na janela que aparecer escreva Spinner e aperte OK.


Vai aparecer uma tela como essa , onde sera desenvolvida nossa aplicação.




Agora vamos adicionar o itens da parte gráfica, começamos por adicionar três "Labels", clique user interface no lado esquerdo, localize Label e araste quatro vezes para a Screen1,   e "Spinner" uma vez.






 Agora nomearemos as strings do Spinner, na parte superior esquerda em "componentes", selecione Spinner e em "Elements from String"  adicione três palavras, coloquei como exemplo; "cachorro,gato,galinha".






Pronto nossa parte gráfica já esta pronta, partiremos agora para os blocos que é onde faremos com que o aplicativo funcione e fato.

 Clique em blocks, e aparecera uma tela como esta abaixo.



Selecione o elemento Spinner no menu lateral direito.








 Em control adicione o elemento "if then" e coloque dentro do bloco Spinner.






 Em logic adicione o elemento de comparação, e ele que que vai comparar a palavra selecionada no menu Spinner.





Passe o mouse sobre selection, e adicione o item selection no elemento de comparação.
 Selection(seleção), será a variável de comparação, por exemplo, se escolhermos a palavra cachorro, selection se tornara cachorro.





 Em text, selecione uma caixa de texto e nomeie para o nome de uma das Strings, nesta colocaremos cachorro.




Em Label adicionamos a caixa "text to" que recebera a seleção cachorro.






 Agora adicionamos mais uma Label e nomeamos para cachorro, agora quando selecionamos no menu spinner a palavra cachorro, Label vai exibir na tela a palavra selecionada.










 Agora adicione os outros blocos, utilizando agora a Label2 e Labe3 . Label2 escreva gato na caixa de texto e Label3 galinha.




Pronto sua aplicação esta pronta e funcionara desta forma,quando clicarmos em selecione, abrira um menu de opções.


 Quando clicarmos em umas das opções as Labels receberão as palavras selecionadas.








Tutorial em vídeo
 




  

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