Técnica de memorização "Palácio de memória"

  Construa seu "Palácio da Memória"


     Esta técnica envolve o uso de memória espacial para registrar nomes, fatos ou listas. O objetivo é cria um lugar imaginário, como uma casa ou palácio, imagine os objetos de cada cômodo e conecte a memória com cada objeto deste cômodo(cozinha).


     Esse tipo de dispositivo de memória também chamado de "método de trajetória" e sua história pode ser rastreada até a Grécia antiga. Segundo a mitologia, o poeta grego Simonides de Ceos precisava precisava identificar os corpos das pessoas que morreram no colapso do palácio. Ele se lembrava da localização de cada cadáver claramente, então ele foi capaz de "reconhecer" cada cadáver desfigurado.


   Por exemplo, suponha que você queira registrar os nomes de todos os ingredientes de um bolo por exemplo, nesse caso, a farinha pode ser ligada à batedeira("uma batedeira suja de farinha") e o ovo a uma  mesa ("ovo quebrado na mesa"). Idealmente, a associação entre objetos e os elementos tornam a recordação interessante e inusitada - por exemplo, pode-se associar o leite ao azulejo(branco). 

   Depois de fazer todas as associações, nossa ideia é passar várias vezes mentalmente pelo "palácio(cozinha)", lembrando-se da localização de cada objeto, de modo a lembrar os nomes ou fatos a ele relacionados. Os discursos de gregos e romanos, como Cícero, usavam essa técnica para lembrar seus longos discursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário