Gerenciamento e Administração de Redes (Básico)

  Ao longo dos anos, a Internet pública e as intranets privadas continuaram a evoluir e se transformaram de pequenas redes em grandes infraestruturas globais, portanto, um grande número de componentes de hardware e software nessas redes precisam ser gerenciados de forma mais sistemática.

  Desta forma, o administrador da rede deve monitorar o equipamento remoto e analisar os dados para garantir que o equipamento está funcionando e funcionando dentro da faixa especificada, também deve controlar passivamente o sistema e fazer ajustes de acordo com as mudanças no sistema. Ou seu ambiente, e gerencie ativamente o sistema para detectar tendências ou comportamentos anormais, permitindo que você tome medidas antes que problemas sérios ocorram.

  Nesse caso, se o administrador da rede tiver ferramentas de gerenciamento adequadas em mãos, isso pode ajudar nas situações abaixo com:


*Detectar falhas em uma placa de interface em um hardware da rede;


*Monitorar um equipamento da rede;


*Monitorar o tráfego para auxiliar o oferecimento de recursos;


*Detectar mudanças rápidas em tabelas de roteamento;


*Monitoramento de slas;


*Detecção de intrusos.



Função de gerenciamento de rede


Configuração: permite que os administradores de rede saibam quais dispositivos fazem parte da rede e quais são suas configurações de software e hardware. É responsável por descobrir, manter e monitorar mudanças na estrutura física e lógica da rede.


Falha: lide imediatamente com falhas temporárias de rede, como interrupções de serviço no link, host ou hardware e software do roteador.


Desempenho: A única forma de formular uma ação proativa é estabelecer um banco de dados de comportamento da infraestrutura, buscar determinar os padrões de estabilidade do ambiente monitorado e garantir que a rede opere de acordo com a qualidade proposta pelo administrador por meio de quantificação, medição e notificação.  

 Analisar e controlar o desempenho dos diferentes componentes da rede.



Na arquitetura do sistema de gerenciamento de rede, existem três componentes principais


Entidade de gestão:  É um aplicativo que geralmente é executado em uma estação central de gerenciamento de rede. Controle a coleta, processamento, análise e / ou apresentação de informações de gerenciamento de rede. É aqui que os administradores humanos interagem com os dispositivos na rede e iniciam as operações que controlam o comportamento da rede.


Dispositivo gerenciado: É um dispositivo de rede (incluindo seu software) que reside na rede gerenciada. Pode ser um servidor, roteador, ponte, hub, impressora ou modem. Pode haver vários objetos gerenciados e um agente de gerenciamento de rede dentro do dispositivo gerenciado.


As informações de gerenciamento ou objetos de gerenciamento são chamados de módulos MIB, como contadores, um conjunto de informações de descrição ou informações de status.


Protocolo para gerenciamento:


 Ele é executado entre a entidade de gerenciamento e o agente de gerenciamento de rede do dispositivo gerenciado, o que permite que a entidade de gerenciamento investigue o status dos dispositivos gerenciados e execute uma ação indireta sobre eles por meio de seus agentes.


  Os padrões de gerenciamento de rede começaram a amadurecer no final da década de 1980. OSI CMSI / CMIP (Common Management Service Element / Common Management Information Protocol) e o Protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP) da pilha TCP / IP se tornaram os dois modelos mais importantes. Ambos são destinado a Em um produto ou rede independente de um fabricante específico. O protocolo SNMP é projetado e entregue com mais rapidez e é amplamente aceito. Portanto, é o protocolo de gerenciamento de rede mais amplamente utilizado e mais amplamente utilizado. Estudamos o princípio de funcionamento do protocolo SNMP na quinta categoria.



Sistema de gerenciamento de rede (aplicativo)


 As ferramentas de gerenciamento são essenciais no trabalho diário dos administradores de rede. Eles ajudam a detectar problemas quando eles ocorrem ou mesmo antes que ocorram (gerenciamento de rede ativo).


 Gerenciar uma rede sem a ajuda de ferramentas apropriadas é uma tarefa muito difícil e pode não fornecer uma boa qualidade de gerenciamento. Existem ferramentas de gerenciamento adequadas para todos os tamanhos e complexidades.


 A ferramenta de gerenciamento mais simples vem do próprio sistema operacional de rede. Essas ferramentas não nos fornecem uma visão geral da rede, mas muitas vezes podem nos ajudar a descobrir mais características internas de certos elementos da rede. Podemos citar traceroute (tracert), ping, route, netstat e ipconfig como exemplos.


 Dependendo do tamanho e da complexidade da organização, pode ser necessário usar soluções que forneçam aplicativos de monitoramento e controle de rede mais complexos, facilitando o gerenciamento de grandes redes.


 Em seguida, a organização implementa uma solução chamada plataforma de gerenciamento. Para entender o que é uma plataforma de gerenciamento, devemos entender que a organização possui diferentes dispositivos de diferentes fabricantes.


 O software em execução na estação de gerenciamento não é um aplicativo único. As soluções de gerenciamento que geralmente são implementadas na maioria das organizações são montadas de maneira modular, usando vários aplicativos, geralmente de diferentes fabricantes.


 Ele permite que um único aplicativo de gerenciamento seja "conectado" para formar uma solução de gerenciamento completa, permitindo que vários mecanismos sejam implementados para facilitar a identificação, notificação e registro de problemas, tais como:


Mecanismo de backup e recuperação


 Como uma grande quantidade de informações é armazenada em uma organização, se houver uma falha de hardware ou mídia de armazenamento no sistema, os administradores de rede devem usar algum mecanismo para ajudar a proteger os dados contra perda acidental. Algumas organizações esperam até os desastres para considerar a adoção de alguma forma de medidas de proteção contra vírus, envelhecimento do disco rígido, desastres e erro humano.


 O mecanismo usado para evitar a perda de dados e copiar esses dados para uma mídia alternativa é chamado de backup. Quando queremos implementar uma estratégia de backup, devemos considerar as seguintes questões:


O que é necessário para backup de rede, quais arquivos precisam ser armazenados em backup, qual é a frequência de um backup?


Tipo de backup:


 Normal ou completo: Neste tipo de backup, todos os arquivos ou pastas são selecionados para cópia, mesmo os arquivos que não foram modificados de forma alguma.


 Diferencial: o backup diferencial é semelhante ao backup incremental. Também faz backup apenas dos arquivos modificados, a diferença é que eles são cumulativos, ou seja, uma vez que o arquivo seja modificado, ele continuará a ser incluído em todos os backups diferenciais até o próximo backup completo.


Incremental: neste tipo de backup, selecione os arquivos e pastas selecionados que foram alterados desde o último backup normal ou incremental.




Além do tipo de backup, você também pode agendar backups por meio das seguintes opções:


Uma vez: em um horário especificado em uma determinada data.


Todos os dias: a hora designada todos os dias.


Semanalmente: em um horário específico em um dia específico da semana


Mensal: a hora especificada em um determinado dia de cada mês.


Recuperação de dados


 A restauração é o processo de recuperação de dados por meio de backup. A recuperação de dados pode:


*Reescrever arquivos e pastas;

*Reescrever os dados do sistema;

*Reescreva os dados de recuperação relacionados à configuração do disco;

*Recupere assinaturas de disco de inicialização, volumes e partições;

*Instale a versão de recuperação do sistema operacional;

*Comece a restaurar a partir do backup.






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