Por que a bateria de carro não da choque ?

   

  A resposta para essa pergunta pode ser um tanto complexa, provavelmente você já ouviu falar que alguém já tomou choque na bateria do carro, outros juram de pés juntos que bateria de carro não da choque de jeito nenhum, mas podemos afirmar que se o carro estiver desligado e seus dedos não estiverem molhados certamente não vai tomar choque na bateria, isso a uma tensão de 12 volts, apesar da bateria ter uma amperagem que pode matar instantaneamente, mais ai é outra historia.

 Baterias de carro geralmente são constituídas de chumbo acido, materiais capazes de gerar muita amperagem com rápidas descangas, apesar de tecnologicamente obsoletas pelo advento das baterias de Lítio, seu uso permanece em alta graças a sua capacidade de fornecer grandes rajadas de corrente em períodos curtos porém intensos capazes de girar motores de arranque que consomem muita energia, as colocam como opções baratas e atrativas para os dias atuais.


  Então por que não da choque se a bateria possui uma quantidade enorme de corrente capaz até mesmo de mover um carro, caso se de partida com ele engrenado. 

  Podemos separar três grandezas elétricas para uma bateria, a Tensão,  a Amperagem e a Resistência, você já deve ter ouvido falar que madeira seca é um isolantes e não conduz corrente elétrica, o que não é verdade, podem não ser bons condutores se a tensão for baixa, então é ai que nosso raciocínio entra, a resistência elétrica do corpo humano é alta para 12v o que nos torna nesse caso especifico um mau condutor de eletricidade.       Podemos comparar a tensão a da pressão da água dentro de um cano, e a resistência seria a largura do cano, como mostra a ilustração abaixo, o corpo humano seria um cano muito fino, e os 12v da bateria seria a pressão da aguá extremamente baixa, incapaz de empurrar a água pelo cano fino.




 Portanto o que nos salva do choque na bateria é a nossa alta resistência elétrica a essa corrente de 12v. 
 Apesar da postagem se referir especificamente a bateria de 12v do carro, não incentivamos o contato com a mesma e é possível que existam carros com tensões de baterias bem maiores como os híbridos elétricos. Portanto tenha cautela pois alem da bateria a outros sistemas elétricos que podem causar choques graves no carro, com por exemplo a bobina de ignição que é capaz de gerar altas tensões, capaz de mover uma faísca pelo espaço de ar em uma vela ignição.



5 comentários:

  1. Parabéns pelo tutorial.
    Seria interessante abordar a situação de, por exemplo esta com os pés no chão e um dos pólos da bateria, ou mesmo se tocar em um pólo, até mesmo em alguma parte do carro, e em algum outro objeto que grande diferença de potencial.
    Só uma correção. Não existe voltagem e amperagem, o correto é tensão e corrente elétrica. Isso seria como dizer kilagem, kilometragem.

    ResponderExcluir
  2. Não se fala amperagem, se fala corrente elétrica!!!!

    ResponderExcluir
  3. Existe 0lacas de alta voltagem rsrs unidade de medida da tensao

    ResponderExcluir
  4. Preciso urgente de uma bateria. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. A bobina pode gerar choque mesmo com o carro desligado?

    ResponderExcluir