Topologia de redes TCP e OSI

    Uma arquitetura de redes se caracteriza por ter um conjunto de camadas, que auxilia no desenvolvimento de aplicações para rede.

   O primeiro modelo em camadas a ser criado, foi o OSI em meados dos anos 70, sua principal característica, e ser um modelo teórico, onde cada camada tem uma função muito bem definida.
Cada camada tem uma função, função esta que pode, ou não, ter interferência nas camadas anteriores ou subsequentes.


As 7 camadas do modelo OSI.

_Aplicação Aqui ficam as aplicações de redes que mais se aproximam do usuário final. Nela incluem vários protocolos, como o HTTP (protocolo que provê requisição e transferência de arquivos pela WEB), SMTP (protocolo que provê transferência de mensagens na WEB).

_Apresentação Esta camada providencia serviços que auxiliem as aplicações de comunicação a interpretar o significado dos dados trocados. 

_Sessão A função dessa camada é delimitar e sincronizar a troca de dados, incluindo uma forma de construir um meio de se obter pontos de verificação e de recuperação de dados.

_Transporte Sua função é a de controlar o transporte de mensagens das camadas acima entre dois computadores que precisam estabelecer uma conexão. Uma parte da camada de transporte, pode ser chamada de seguimento.

_Rede Esta camada é provem o serviço de entrega do segmento ao destinatário. Como um segmento é um pedaço da camada de transporte, a camada de rede faz a função de etiquetar os segmentos com endereços de origem e destino Esse pedaços são chamados de pacotes ou datagramas.

_Enlace Tem como função a de procurar o endereço de entrega do datagrama. O datagrama viaja entre os equipamentos da camada de rede até encontrar o destinatário final. Os pedaços desta camada são chamados de quadros.

_Fisica A parte física, como os fios de cobre e os cabos fibra óptica,  e sua função, é a de movimentar o BITS de um lugar para o outro.




   O modelo OSI foi criado, para que cada camada tivesse uma função bem especifica. Foi desenvolvida para padronizar as aplicações que trafegam na rede, apesar de não ser tão utilizado nos dia de hoje, continua sendo obrigatório nos cursos de redes, segundo a ISO.


Interface  elemento conectado entre o dispositivo e o meio de transmissão, responsável por desempenhar as funções das camadas físicas e de enlace.
Exemplo; Modens e placas de rede.


Canal  meio do qual onde ocorre o trafego de uma onda eletromagnética conduzindo dados. Neste mesmo meio podemos estabelecer vário canais. Somente para ilustrar, uma das formas mais fáceis de perceber essa funcionalidade é a TV a cabo, pois nela se encontram vários canais e o seu aparelho receptor é responsável por sintonizar (selecionar) um deles para exibição.


Sound for music technology: An introduction: 2.1 The importance of ...





Modos de transmissão:

Modulação Processo que modifica as características da onda constante, chamada de portadora, em sua amplitude, frequência ou fase. Ao se deformar devido a um sinal portador (o sinal a ser transmitido) esta varia sua característica proporcionalmente ao sinal modulador. Para modificar a onda portadora pode se empregar diversos algoritmos, mas os mais comuns são variações de amplitude, frequência e fase.

Sinal analógico Onda contínua que varia em função do tempo, onde possui infinitos estados entre o seu máximo e seu mínimo. Vantagens: não necessita de conversor, a transmissão é fácil

What are Analog and Digital Signals, and Their Differences


Sinal digital Tipo Onda contínua com dois estados (máximo 1  e mínimo 0 ). Vantagens: maior imunidade a ruídos, transmissão mais rápida e processamento direto do sinal recebido. 

Why do people prefer digital signal processing over analog? - Quora



Banda passante  Comumente chamada de “largura de banda”, é o conjunto de valores de frequência que compõem o sinal. Popularmente, diz-se que são as frequências que "passam" pelo filtro. Na prática a banda passante é a onda portadora. As características da portadora (frequência, amplitude, modulação e alcance) vão definir a capacidade de transmissão de dados no canal.

Largura de banda – Wikipédia, a enciclopédia livre



Fatores que interferem o sinal


Ruídos térmico  provocado pelo atrito dos elétrons nos condutores, também chamado de ruido branco.


Ruido de intermodulação  quando sinais de frequências diferentes compartilham o mesmo meio físico.

Crosstalk  é a interferência que ocorre quando dois condutores próximos , induzem sinais ao mesmo tempo.


Ruido impulsivo  provocado por diversas fontes, ocorrem pulsos irregulares e de grande amplitude.


Atenuação perda de energia por calor e radiação, degradando a potência de um sinal devido à distância  percorrida no meio físico. 

Ecos ocorrem devido à mudança na impedância em uma linha de transmissão, em que parte do sinal é  refletido e parte transmitido. Quando o receptor recebe o mesmo sinal duas vezes não é possível 
separar um do outro e a conexão fica impedida.


Atraso Durante a transmissão, os pacotes trafegam por vários seguimentos da rede, como roteadores, por exemplo. Durante todo percurso são somados os tempos de recepção, a soma desse tempo e chamada de atraso.


Existem 4 tipos de atrasos.
_Atrasos de transmissão
_Atrasos de fila.
_Atrasos de processamento.
_Atrasos de propagação.



Perda de pacote  durante a transmissão os comutares mais complexos organizam filas de pacotes recebidos. Organizando em filas de entrada, processa um por um, defina qual interface de saída com o endereço de destino, e por fim organiza a fila de saída.
 Essa organização de pacotes de entrada e feita e armazenada em um espaço de memoria, caso se atinja o limite de armazenamento, os próximos pacotes recebidos, serão perdidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário