Ao longo do tempo o homem sempre precisou de informações para desempenhar suas atividades. No ano de 409 a.C, um soldado correu 42 km para levar uma informação, ao fim exausto pelo cansaço, caiu morto ao chão. Episódio este que ficou conhecido no mundo todo, como maratona.
Podemos citar o exemplo de Pedro Alvares Cabral, que levou aproximadamente 44 dias pra chegar ao brasil, caso ele volta-se logo em seguida para Portugal, seriam aproximadamente 100 dias para o rei de Portugal ficar sabendo da descoberta do Brasil.
A partir da década de 60 utilizavam-se cartões perfurados para armazenar informações codificadas de forma binaria (0,1) ou seja, furado e não furado, que eram lidos por computadores da época ("uma espécie de pendrive da época")
No final da década de 60, estudantes de algumas universidades americanas se uniram e criaram a ARPANET, o embrião da internet atual, que utilizava cabos para conectar 4 universidades americanas.
Pouco tempo depois a ARPANET já conectava 30 universidades americanas, utilizavam a computação por circuito, que era estabelecido por centrais telefônicas e alocado integralmente para ligação, o que acarretava enormes períodos de ociosidade.
Anos mais tarde surge o conceito de dividir mensagens geradas em partes organizadas e etiquetadas por um cabeçalho. Nesse principio, cada parte é enviada de forma aleatória e partindo de varias fontes diferentes, pelo fato de ter um cabeçalho "etiqueta", com informações, como ; origem, destino, tamanho, ordem entre outras, tornando possível a mensagem ser recriada no seu destino. Modelo esse conhecido como computação por pacotes, sendo utilizada nos dias atuais.
Multiplexação Em Redes De Comutação Por Circuitos:
_Multiplexação Consiste na transmissão de várias informações por um canal físico, ao mesmo tempo. Na multiplexação, o dispositivo chamado multiplexador tem como objetivo criar diversos caminhos ou canais dentro de um único meio físico. Essa operação pode ser feita por meio de diferenciação de frequência (FDM) ou por tempo (TDM).
_FDM o canal é dividido em bandas. Cada banda trabalha em uma frequência. Para cada frequência emitida pelo multiplexador, ou MUX, tem que haver uma mesma frequência de recebimento do demultiplexador, ou DEMUX. Um exemplo cotidiano são as estações de rádio FM,
utilizando-se do meio “físico” ar, a emissora de rádio estabelece uma frequência de transmissão (88 MHz ate 108MHz), fazendo o papel do Multiplexador, e o seu rádio que está sintonizado na sua estação FM preferida faz o papel de demultiplexador ou DEMUX._TDM Multiplexação por divisão de tempo. O canal é dividido em quadros de duração fixa. Cada quadro é dividido em pequenos compartimentos de tamanho fixo, também chamado de slots.
Ao iniciar a transmissão, o quadro atravessa o canal em um determinado tempo e, após ultrapassar o tempo determinado, é enviado outro quadro de outro emissor, e assim sucessivamente até completar um ciclo, onde será enviado o segundo quadro do primeiro emissor. Por ter uma sincronia temporal, esse método de transmissão também é chamado de TDM síncrono.
Topologia da rede
_Barramento Computadores são ligados linearmente através de um único cabo. Cada computador tem um endereçamento, e as informações trafegam por um único meio, onde ao seu final terá um terminador responsável por descartar e controlar o fluxo de dados da rede. Indicado para redes simples já que tem limitações de distância, gerenciamento e tráfego de dados.
_Estrela Os computadores são ligados a um dispositivo central responsável pelo controle do trafego de informações. Neste sistema o dispositivo central controla, amplia e repete os dados, no entanto se esta maquina parar, todas a outras maquinas da rede são afetadas.
_Anel Todos os computadores estão ligados a um cabo, onde o último equipamento deverá se conectar ao primeiro, formando assim um anel. Apesar de possuir um único meio de transmissão, essa rede não possui os terminadores de rede em barramento, fazendo com que os próprios computadores desenvolvam esse papel.
São classificados em três nives
1° Interliga outros ISP nível 1, além de conectar ao ISP nível 2.Sua cobertura é internacional.
2° Conecta-se com ISP nível 1 e 3. Sua abrangência é regional ou nacional.
3° Conecta-se com os de nível 2. Normalmente são os que fazem a comunicação com o usuário final.
Classificação das redes de computadores
São definidas de acordo com a abrangência, tamanho e função. Inicialmente possuíam três classificações.
_LAN – Local Area Network Rede Local, Tem limitação a um pequena região física. Normalmente utilizadas em escritórios e empresas pequenas ou
localizadas perto uma das outras.
_MAN – Metropolitan Area Network
Uma área maior que a LAN, que pode contemplar uma cidade ou um bairro.
_WAN – Wide Area Network
Rede que integra vários equipamentos em diversas localizações geográficas, pode envolver países ou até mesmo continentes.
Com o surgimento de equipamentos de rede para uso pessoal, criou-se uma nova classificação para essas redes.
_PAN – Personal Area Network
Rede de computador usada para comunicação entre dispositivos perto de uma pessoa. Normalmente sem fio.
Esse é um novo conceito de classificação de rede.
_HAN – Home Area Network
O mesmo que PAN, mas com cabos de conexão interligados. Também um conceito novo de classificação.
_CAN – Campus Area Network
Abrange uma área mais ampla. Por exemplo, uma rede de universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário